Diabetes não é brincadeira e precisa ser controlada rigorosamente para que pacientes com a doença tenham boa qualidade de vida. Quando as pessoas não realizam os tratamentos adequados, elas podem desenvolver complicações. A neuropatia diabética é uma delas.
Os altos níveis de açúcar no sangue, com o tempo, geram danos progressivos aos nervos. Quando se desenvolve a neuropatia diabética, pernas e pés são os membros mais afetados e os sintomas da doença podem ser leves, dolorosos, debilitantes ou até fatais.
O que é neuropatia diabética?
Estima-se que mais de 60% das pessoas com diabetes possuem algum tipo de neuropatia relacionada à doença.
É um distúrbio nervoso, causado pelo diabetes. O que ocorre é que o diabetes causa a diminuição do oxigênio que chega aos nervos através dos vasos sanguíneos e provoca a formação de processos inflamatórios, que levam ao mau funcionamento dos nervos.
Sintomas
- Dor constante;
- Sensação de queimação e ardência;
- Formigamento;
- Dor que surge de repente, sem uma causa aparente;
- Dor excessiva diante de pequeno estímulo;
- Dor causada por toque, que não deveria ocorrer.
Tratamento
Não existe cura para a neuropatia diabética, mas os tratamentos disponíveis auxiliam no alívio da dor e previnem complicações. São três vertentes de tratamento:
- Medicações: siga à risca o tratamento prescrito pelo seu médico e solicite avaliação sempre que necessário. Através das medicações, é possível controlar os sintomas dolorosos da doença.
- Controle a glicemia: a falta de oxigênio no sangue agrava muito a neuropatia diabética, por isso, tenha total controle da glicemia.
- Atenção às pernas e pés: examine seus pés e pernas todos os dias e cuide de suas unhas regularmente. Mantenha a pele hidratada e utilize calçados adequados.
Terapia ortomolecular para tratar sintomas
Na terapia ortomolecular, o paciente é visto como único e cada tratamento é pensado para atender necessidades muito específicas.
No caso da neuropatia diabética, o tratamento oferecerá substâncias e nutrientes que estão defasados no organismo do paciente, permitindo a redução dos sintomas e o aumento da qualidade de vida através de elementos naturais.
A QuantumLife pode auxiliar. Para isso, você pode agendar uma consulta inicial gratuita e entender como funcionam os nossos tratamentos.
O que acha? Vamos começar? Clique aqui e confira!