Sabia que a ozonioterapia capilar ajuda a ter um couro cabeludo mais saudável e fios mais fortes e bonitos?
Se quer entender mais sobre ozonioterapia capilar, benefícios e formas de aplicação continue lendo esse texto que preparamos para você.
O que é ozonioterapia capilar?
O gás ozônio (O3) surge de uma exposição dos átomos de oxigênio a uma reação química. Na atmosfera, é produzido a partir de uma radiação solar. Para uso em outras áreas, como a medicinal, pode ser produzido a partir de uma descarga elétrica.
Seus efeitos desinfetantes já são conhecidos pela área médica há mais de 150 anos, mas foi na Primeira Guerra Mundial que a substância começou a ser utilizada nos tratamentos dos ferimentos dos soldados em combate, porque, além das propriedades antissépticas, também descobriu-se ações antimicrobianas, que promovem a inativação de micro-organismos; aumento da oferta de oxigênio aos tecidos, além de ativar o sistema imune.
A explicação é que quando esse gás entra em contato com o corpo, reage com ácidos graxos insaturados, convertendo-os em peróxidos e ozonídeos, que vão promover uma melhoria do metabolismo de forma integral, inclusive, reduzindo as inflamações e ajudando a eliminar toxinas.
Além de ser utilizado no tratamento clínico de várias doenças, alguns estudos demonstraram efeitos importantes do ozônio na área estética, devido à característica regeneradora de tecidos que a substância tem no organismo.
Assim, a ozonioterapia capilar é o uso do ozônio medicinal para estimular o crescimento, força, volume, reconstrução, brilho e maciez dos fios.
Como isso ocorre? Em primeiro lugar, é importante saber que as muitas bactérias que existem no couro cabeludo interrompem o processo de vida saudável dos fios e do próprio couro cabeludo. É justamente neste ponto que a ozonioterapia capilar começa a atuar.
Para que serve ozonioterapia capilar?
O ozônio já vem sendo utilizado na odontologia, na ortopedia e no tratamento de diversas doenças, como a diabetes e dores crônicas.
Na ozonioterapia capilar, o processo de aumento da produção energética celular e ação desinfetante do ozônio vai permitir uma higienização e esfoliação dos fios e couro cabeludo, melhorando a circulação sanguínea na região e aumentando a qualidade dos fios.
Portanto, é possível usar a técnica para combater a queda de cabelo, alopécia e diversas infecções capilares, que são frutos de vários micro-organismos no couro cabeludo; combater a caspa, além da regeneração dos fios.
Além disso, vale lembrar também que o enfraquecimento e degeneração dos fios podem ser fruto de doenças subjacentes, uso de medicações, como antidepressivos, alterações hormonais e até estresse. Porém, a ozonioterapia também tem atuação no tratamento de todas essas condições.
Fazer a ozonioterapia capilar pode trazer diversos benefícios, como o fortalecimento e embelezamento dos cabelos, a partir do estímulo à saúde do couro cabeludo, tratamento das pontas duplas e até controle do frizz.
Conheça outros benefícios do tratamento
O tratamento com ozônio pode ser realizado em qualquer tipo de cabelo e não possui contraindicações. Além dos efeitos benéficos já mencionados, o paciente vai conhecer e perceber outras vantagens do método, como:
- Combate ao excesso de radicais livres na região capilar;
- Estímulo do metabolismo celular a partir dessa oxigenoterapia capilar;
- Promoção da nutrição natural dos fios;
- Promoção da revitalização das células.
Durante a consulta para o tratamento, serão analisados caso a caso, e as necessidades específicas, como, por exemplo, o número de sessões.
Ozonioterapia capilar: como funciona?
O tratamento de ozonioterapia capilar vem crescendo devido aos efeitos positivos obtidos com pacientes que já se submeteram à técnica. Mas, vale ressaltar, que o gás ozônio nunca pode ser inalado.
Para realização do tratamento existem outras bases de aplicação, como o uso do óleo ozonizado ou água ozonizada diretamente no couro cabeludo e cabelos, por exemplo.
Além disso, há também aparelho de ozonioterapia capilar, que vai formar o vapor de ozônio, para ser direcionado à área a ser tratada. Esse protocolo é um pouco mais complexo, mas, igualmente eficaz.
Essas aplicações vão promover uma profunda limpeza do couro cabeludo e fios, facilitando, inclusive, a absorção de outros ativos cosméticos, que podem ser utilizados em associação à ozonioterapia capilar para potencializar os efeitos do tratamento.
QuantumLife ajuda a cuidar da saúde como um todo
Agora que já conhece os benefícios da ozonioterapia capilar, saiba que a QuantumLife também atua com esse tratamento.
A Quantum é referência no mercado quando o tema é Saúde Integrativa, com foco no bem-estar, saúde e qualidade de vida dos seus pacientes.
Trabalhamos com várias formas de tratamento ortomolecular e ozonioterapia para estética, bem-estar, emagrecimento, alívio de dores de diversas doenças e saúde mental.
Todos os tratamentos são focados nas necessidades individuais de cada paciente, observando-os de forma globalizada, a fim de despertar o melhor de cada um.
Se ficou interessado na ozonioterapia capilar, antes e depois do tratamento terá limites bem marcados para você, especialmente no que se refere à sua satisfação com a beleza e saúde dos seus cabelos.
Leia também: