Sabia que se você sente dores nas articulações dos dedos, você pode estar com artrose nas mãos? Essa doença causa muitos desconfortos e até provoca um grande impacto na qualidade de vida de uma pessoa.
Veja neste post o que é artrose nas mãos, quais são os sintomas e como tratar esse problema com a medicina integrativa, com abordagens como ozonioterapia e PRP.
O que é artrose nas mãos?
A artrose, também denominada osteoartrite, é uma doença degenerativa que provoca a destruição das cartilagens, e pode atingir várias partes do corpo. Pode ser fruto do envelhecimento, que traz, naturalmente, um desgaste das articulações ou ter sido provocada por lesões e traumas.
Quando ocorre a artrose na mão, o paciente vai sentir muita dor nas juntas dos dedos e perceber deformidades, porque a doença provoca alterações nos tecidos em volta das articulações e nos ossos.
Em muitos casos, as pessoas podem até se sentir envergonhadas com a aparência dos dedos e passar a usar luvas para artrose nas mãos.
Quais os sintomas de artrose nas mãos
Os sintomas de artrose nas mãos são bastante evidentes, porque é muito fácil perceber que a funcionalidade e até o formato dos dedos começam a ficar diferentes. Além disso, o paciente vai notar:
- Rigidez nas articulações;
- Deformidades com formação de nódulos nas articulações do meio e nas pontas dos dedos;
- Dores constantes nas mãos e nas pontas dos dedos;
- Edema (inchaço);
- Perda de flexibilidade dos movimentos, o que vai dificultar muito para as situações do dia a dia.
Quais são os fatores de risco para o surgimento da artrose nas mãos?
Os esforços repetitivos estão entre as principais causas para o surgimento da artrose nas mãos, porque há um uso excessivo das articulações locais. Por isso, é uma doença bastante comum em atletas, trabalhadores da construção civil, profissionais que digitam muito no computador, músicos (pianistas e violonistas), pessoas que executam serviços domésticos, costureiras, etc.
Porém, só esforço repetitivo por si só pode não ser a causa principal da artrose nas mãos, mas sim uma herança genética, que é um fator de risco importante para o desenvolvimento da artrose.
Além disso, doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e lúpus, e as doenças inflamatórias também podem ajudar a deflagrar a artrose.
Como tratar artrose nas mãos?
Dentro da medicina tradicional, o tratamento para artrose nas mãos, em geral, é realizado a partir de ingestão de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, que têm o objetivo de aliviar as dores.
Há também a prescrição de fisioterapia, infiltração nas articulações, com substâncias como corticoides ou ácido hialurônico, e até cirurgia, em casos mais específicos.
Porém, todas essas abordagens vão considerar apenas um alívio da dor já que a artrose nas mãos é uma doença progressiva. Além disso, o uso prolongado de medicamentos também pode trazer outras consequências negativas para o organismo de uma pessoa.
Leia mais sobre:
Como aliviar a dor da artrose nas mãos com ozonioterapia e PRP?
Uma outra abordagem de tratamento da artrose nas mãos é a ozonioterapia, porque tem sido muito indicada para o tratamento de dores crônicas, além do PRP (plasma rico em plaquetas).
Tratar a artrose com a ozonioterapia vai permitir tanto o alívio da dor, como um freio na progressão da doença, porque o ozônio tem propriedades regenerativas dos tecidos, proporciona melhor oxigenação na corrente sanguínea, que vai produzir renovação e aumento da energia das células, trata os processos inflamatórios e traz efeito analgésico.
O uso do ozônio medicinal pode ser considerado, inclusive, um tratamento natural para artrose nas mãos, já que a substância é biocompatível e não há nenhum aditivo de outras substâncias químicas.
No tratamento com ozonioterapia, a substância será aplicada de forma intra-articular, ou seja, em pontos específicos da articulação, que vai ter efeito local com redução do processo inflamatório crônico e também retardando o progresso da degradação da cartilagem.
Plasma rico em plaquetas
A ozonioterapia também pode ser associada à terapia de PRP para tratamento da artrose nas mãos.
Já no que se refere ao tratamento com o PRP, que é um tratamento realizado a partir da retirada do sangue do próprio paciente, os resultados também são muito positivos já que essa terapia é indicada devido à capacidade de amplificação dos fatores de crescimento natural do corpo a partir do plasma rico em plaquetas.
No tratamento, uma pequena quantidade do sangue do paciente é retirado, então, o líquido passa por uma centrifugação para separar o plasma rico em plaquetas, e a substância é aplicada localmente onde há problemas a serem tratados, como a artrose nas mãos.
Quando cai na corrente sanguínea, o PRP é absorvido rapidamente e os fatores de crescimento são liberados, o que vai ajudar na renovação das células.
Essa abordagem é uma alternativa muito eficaz para substituir a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios.
QuantumLife oferece as melhores opções para tratar artrose nas mãos
A QuantumLife tem a missão de devolver saúde, bem-estar e autoestima para todos os seus pacientes.
A partir de uma abordagem terapêutica globalizada sobre todo o corpo, mente e alma dos pacientes, indo muito além das doenças em si, o propósito das doutoras da QuantumLife é levar alegria e qualidade de vida para os pacientes a partir dos tratamentos que são disponibilizados na clínica.
Com o uso da ozonioterapia e PRP, temos inúmeros relatos de pessoas que tiveram uma melhora significativa da dor e inchaço nas articulações dos dedos das mãos, além de melhoria na flexibilidade local.
Se você tem artrose nas mãos, venha nos conhecer e entender o que temos a oferecer, temos certeza que você vai gostar!