A depressão é uma doença mundial. No Brasil, são muitas as pessoas que sofrem com ela. As consequências da depressão são variadas e variam de pessoa para pessoa: isolamento social, tristeza profunda, perda da autoestima, desespero com a vida, sentimento de vazio.
Quanto antes forem identificados os sintomas, melhor. O paciente deve realizar um tratamento adequado para melhorar seu quadro clínico. Neste artigo, falaremos como a Ozonioterapia pode ser útil no tratamento de depressão. Venha entender melhor!
O que é depressão?
Vamos falar sobre depressão. Em que consiste essa doença conhecida como o Mal do Século XXI? Trata-se de um problema de origem afetiva caracterizado por profunda e longa tristeza.
A tristeza faz parte da vida. É normal que nos sintamos tristes diante de alguma dificuldade ou fracasso. Mas se essa tristeza é persistente, durando por mais de 15 dias seguidos, isso já é mais grave e pode levar a um estado de vazio profundo e à adoção de conduta destrutiva e/ou autodestrutiva.
Quais são os benefícios da Ozonioterapia para o sistema nervoso?
O ozônio medicinal pode ser aplicado de diferentes formas. Em todas elas, ele estimula a circulação do sangue e a sua oxigenação.
A Ozonioterapia, portanto, melhora a impregnação do oxigênio no sague e aciona o metabolismo das hemácias, restaurando a função dos tecidos e das células prejudicados. Esses efeitos benéficos, conforme estudos mais recentes, tornam essa terapia apropriada para distúrbios do sistema nervoso. O gás ativa a microcirculação do cérebro e otimiza a produção energética dos neurônios.
Como a Ozonioterapia ajuda no tratamento da depressão?
A depressão é um distúrbio do sistema nervoso. Se o ozônio medicinal promove melhorias no sistema nervoso, ele já ajuda na prevenção e combate à depressão.
Além disso, a Ozonioterapia ajuda a destoxificar o organismo. A destoxificação é uma prática que promove um trabalho completo de limpeza e purificação do organismo humano. Diariamente, as pessoas se expõem a diferentes tipos de toxinas: respirando o ar contaminado, consumindo certos tipos de alimentos, entrando em contato com produtos químicos e assim por diante.
O estresse, a ansiedade, os traumas também provocam a geração de subprodutos no processo metabólico. Esses subprodutos não são facilmente excretados e, quando se acumulam, provocam diferentes problemas de saúde, inclusive inflamações e infecções.
Toxinas armazenadas no organismo, além de causarem prejuízos ao corpo, também podem prejudicar as funções do cérebro e, consequentemente, a saúde mental.
Aliada a uma suplementação adequada, elaborada de acordo com as necessidades de cada paciente, a destoxificação promove a transformação e a eliminação dos resíduos existentes no corpo, estimulando as funções biológicas e permitindo que o desempenho cognitivo se conserve estável e equilibrado.
Claro que é fundamental manter hábitos de vida saudáveis e fazer o acompanhamento com psicólogos e psiquiatras, pois eles são muito importantes para o tratamento da depressão.
A destoxificação proporcionada pela Ozonioterapia, contudo, ajuda no combate ao agravamento do problema. É uma aliada no tratamento convencional, pois pode mesmo otimizar os resultados das medicações prescritas e outras recomendações médicas.
O que procuramos mostrar é que a Ozonioterapia pode ajudar no tratamento de um quadro depressivo. Pode funcionar como um tratamento complementar eficaz devido ao potencial de detoxificação que possui, cuja relação com a saúde mental é muito estreita.
Se sentiu interesse em nossa solução, aproveite para saber mais detalhes sobre os serviços que oferecemos! A Medicina Integrativa não procura substituir os tratamentos convencionais para depressão, mas propõe uma nova abordagem a respeito dos transtornos que afetam a saúde mental.