Muitas pessoas recorrem a dietas restritivas para perder peso. Contudo, além de serem prejudiciais à saúde, não costumam ser eficientes, principalmente em longo prazo. Por outro lado, a dieta ortomolecular busca proporcionar um equilíbrio ao organismo por meio do consumo de alimentos nutritivos e suplementos escolhidos, de acordo com as particularidades de cada paciente.
Por isso, utilizar a dieta ortomolecular para emagrecer é uma forma de perder peso de maneira progressiva e saudável. Gostou da ideia? Então, venha conhecer melhor e tirar suas dúvidas sobre o assunto!
Entenda o que é a dieta ortomolecular
Criada pelo ganhador do Prêmio Nobel Linus Pauling, a dieta ortomolecular se fundamenta na prevenção de doenças, redução de processos inflamatórios e equilíbrio do organismo a partir da ingestão de vitaminas, aminoácidos e outros nutrientes.
Dessa forma, com a nutrição apropriada, torna-se possível ter um corpo saudável, emagrecer e até mesmo retardar o processo de envelhecimento. O plano une uma alimentação bem equilibrada e o uso de suplementos para que o corpo receba o necessário para o seu perfeito funcionamento, sem excessos.
Esse tipo de dieta também é baseado na substituição de alimentos industrializados por opções mais naturais, de modo a diminuir a ingestão de substâncias que possam causar toxicidade em longo prazo.
Conheça suas principais indicações
Embora sejam óbvios os benefícios da dieta ortomolecular para emagrecer, suas indicações vão muito além da perda de peso. Como a ideia é equilibrar o organismo e fornecer nutrientes necessários para prevenir e tratar doenças, é possível associar esse tipo de dieta a diversos tipos de tratamentos de saúde como:
- cansaço crônico;
- TPM;
- envelhecimento precoce;
- ansiedade;
- menopausa;
- fortalecimento de cabelo e unhas;
- insônia;
- problemas de memória.
Afinal, muitas vezes os sintomas são causados ou acentuados pela deficiência de vitaminas e outras substâncias ou ingestão de alimentos inadequados e podem melhorar bastante apenas com uma mudança de hábitos.
Saiba como funciona a dieta ortomolecular para emagrecer
Quem está buscando a dieta ortomolecular para emagrecer vai precisar passar por uma avaliação minuciosa. O profissional vai questionar, por exemplo, sobre a sua rotina de exercícios, os hábitos alimentares, o tipo de trabalho e suas ocasionais atividades de lazer.
O paciente passará por uma avaliação física e serão prescritos exames laboratoriais. A partir daí o profissional criará um plano alimentar personalizado, assim como eventuais suplementos necessários para criar no organismo um ambiente favorável ao emagrecimento.
Esse modelo de dieta não se limita à quantidade de calorias diárias. Ele procura regular o seu consumo de alimentos para fornecer boas fontes de nutrientes e eliminar excessos, de modo que o corpo funcione de maneira limpa e fluida, sem sobrecargas ou acúmulo de toxinas que possam causar inflamações nos tecidos e doenças.
Muitas pessoas buscam a dieta ortomolecular para emagrecer e acabam se surpreendendo com diversos outros benefícios como cabelos mais brilhantes, pele saudável e mais disposição para realizar as atividades do dia. Portanto, se você quer cuidar da sua saúde, vale a pena agendar uma avaliação com um profissional competente.
Você já conhecia a dieta ortomolecular? Tem interesse em saber mais e experimentar esse modelo inovador para perder peso de uma maneira saudável e consistente? Entre em contato com a gente e saiba mais!