A nutrição ortomolecular está muito ligada à prevenção de doenças e cuidado da saúde como um todo.
Leia esse texto que preparamos para que você entenda o que significa nutrição ortomolecular e o que pode fazer por sua beleza, bem-estar e saúde.
O que é nutrição ortomolecular?
A nutrição ortomolecular faz parte da medicina integrativa e tem foco no equilíbrio dos nutrientes dentro do corpo, a partir do ajuste de todos os parâmetros bioquímicos dos pacientes.
A terapia ortomolecular atua com tratamentos e dietas em nível celular, para promover um equilíbrio metabólico, que trará importantes benefícios aos seus adeptos.
Essa terapia prevê a suplementação de substâncias já presentes no corpo, como antioxidantes, sais minerais, vitaminas, aminoácidos, etc. E por que suplementar se o corpo já produz? A explicação surge a partir do estilo de vida moderno que pode promover um envelhecimento celular precoce.
Com os maus hábitos, advindos de uma alimentação baseada em produtos artificiais e ultraprocessados, além do sedentarismo, o corpo de boa parte das pessoas passa a ficar inflamado e produz radicais livres em excesso, o que vai favorecer amplamente o surgimento de diversas doenças e contribuir com o envelhecimento celular.
Ortomolecular: nutrição corrige desequilíbrios metabólicos
Todos esses desequilíbrios metabólicos ocorrem porque essas doenças prejudicam a absorção dos nutrientes e também provocam alterações na bioquímica orgânica.
Além disso, essa falta de nutrientes pode provocar as chamadas doenças moleculares, como a fenilcetonúria, que causa problemas físicos e mentais; a galactosemia, na qual o paciente não consegue metabolizar a galactose e pode provocar problemas nos ovários e até deficiências intelectuais, e a anemia, provocada pela falta de nutrientes como zinco, ferro e vitamina B12.
A nutrição ortomolecular vai corrigir esses parâmetros com a ingestão de nutrientes que irão equilibrar bioquimicamente o paciente. Com a terapia, uma ampla gama de doenças e distúrbios podem ser tratados, como artrite, enxaquecas, hipertensão, diabetes, fibromialgia, perda de libido, doenças cardiovasculares, respiratórias e de pele, e uma série de outras pode ser evitada.
Além dessas doenças, a nutrição ortomolecular também vai ajudar no tratamento de doenças psiquiátricas, como depressão, bipolaridade, esquizofrenia, ansiedade e até déficit de atenção.
Leia mais sobre:
Medicina ortomolecular: nutrição e estilo de vida equilibrados
O objetivo da nutrição ortomolecular é, basicamente, trazer saúde, porém, o emagrecimento virá como consequência de um organismo equilibrado. Portanto, sim, a nutrição ortomolecular emagrece. No entanto, esse não é o único benefício do equilíbrio metabólico.
Benefícios da nutrição ortomolecular
Quem adota a nutrição ortomolecular, além de perder peso, vai ganhar:
- Mais disposição e melhor performance em atividades físicas;
- Redução da insônia;
- Melhoria da concentração e da memória;
- Melhoria do sistema imunológico;
- Combate ao estresse e a depressão;
- Minimizar os sintomas da menopausa e das baixas hormonais masculinas;
- Diminuição da ingestão de medicamentos convencionais;
- Retardo do envelhecimento precoce.
Nutrição na visão da prática ortomolecular
Para chegar neste resultado, o paciente passa por uma consulta aprofundada e uma bateria de exames de sangue, cabelo e urina, que vai apresentar a situação do organismo dele. Os exames vão mostrar se há deficiência de vitaminas, se há baixas hormonais e diversos outros marcadores que podem revelar um envelhecimento celular no organismo.
A partir desses resultados de exames, o tratamento vai contar tanto com a parte de suplementação, que pode ser por meio de soroterapia ou injeção intramuscular, além da indicação de dieta, para que o paciente atinja as quantidades necessárias de nutrientes em seu organismo.
A dieta também terá o foco de desinflamar o organismo, com base em alimentos mais naturais, rica em legumes, verduras, frutas, proteínas vegetais e proteínas animais magras, como os peixes. Além disso, é preciso evitar comida industrializada, que é rica em aromatizantes, corantes e conservantes; refrigerantes, leite e derivados e frituras.
Mas, a nutrição ortomolecular é bem diferente de dietas que visam objetivos específicos, como emagrecer. Com a prática ortomolecular, os benefícios atingem o organismo como um todo e o paciente não vai passar fome. Na verdade, o corpo estará muito bem nutrido a partir de uma reeducação alimentar.
Mas um aspecto importante a ser destacado é que a nutrição ortomolecular é individualizada. Cada paciente, de acordo com os seus marcadores, queixas, expectativas, histórico familiar e doenças já deflagradas, terá um plano nutricional diferente e personalizado, além da indicação da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia, como a prática de exercícios físicos.
Conclusão
A QuantumLife é referência de mercado na prática ortomolecular e oferece todos os cuidados e recursos necessários para a saúde do paciente como um todo.
Aqui, a nutrição ortomolecular é cuidadosamente elaborada de forma individualizada, para que cada paciente atinja o máximo de eficiência metabólica para que tenha mais bem-estar, beleza e saúde. Além disso, a terapia ortomolecular pode ser associada a outras alternativas complementares, como a ozonioterapia.
Quer conhecer mais sobre nutrição ortomolecular e todos os seus benefícios? Nos faça uma visita! As doutoras da Quantum terão o prazer de montar um plano de tratamento personalizado, natural e preventivo.
Saiba mais sobre: