O que é bom para enxaqueca crônica? Confira nossas dicas!

Tópicos do conteúdo a seguir

A enxaqueca crônica é um problema que incomoda muitas pessoas, inclusive brasileiros. Trata-se de uma dor que pode durar de quatro a 72 horas. Geralmente, ela ataca somente um lado, na têmpora e na fronte. Os sintomas são diversificados: além das dores de cabeça, a pessoa pode vomitar e ter náuseas, sentir formigamentos, manchas na visão, mal-estar geral e até desinteresse sexual, entre outras.

A Organização das Nações Unidas (ONU) classificou essa doença como uma das cinco mais incapacitantes, juntamente com a tetraplegia, depressão, psicose e demência. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a doença como a segunda maior causadora de incapacidade no mundo, ficando atrás somente do AVC (acidente vascular cerebral, popular “derrame”).

Vamos mostrar, neste post, algumas dicas para prevenir e aliviar os sintomas da enxaqueca crônica. Vale lembrar que ela é uma doença incurável e, portanto, as soluções buscam melhorar a qualidade de vida do paciente!

Tenha uma boa dieta para evitar enxaqueca crônica

Algumas crises de enxaqueca crônica acontecem depois que a pessoa come certos alimentos que causam reações nos nervos e vasos sanguíneos. Alguns desses alimentos em potencial são:

  •         chocolate;
  •         laticínios;
  •         frutas ácidas;
  •         ovo;
  •         carne (de porco, principalmente);
  •         tomate;
  •         cebola;
  •         trigo (massas, pão);
  •         milho;
  •         amendoim e outros frutos de casca rija;
  •         maçã;
  •         banana.

Certas bebidas ou aditivos também causam dores de cabeça, como as bebidas alcoólicas (vinho tinto e outros), bebidas que têm cafeína (chá, café, cola), aspartame, nitritos, glutamato monossódico. Uma dica é deixar de consumir esses alimentos e bebidas, ver a melhoria e, pouco a pouco, ir reintroduzindo na dieta para identificar os verdadeiros causadores.

A vitamina C tanto ajuda a evitar quanto a aliviar os sintomas da enxaqueca crônica. Outras receitas caseiras que podem ajudar são:

  •         200 ml de água de coco + 1 colher de chá de gengibre (previne e alivia);
  •         magnésio e riboflavina, que é a vitamina B (sua carência contribui para o aparecimento da enxaqueca).

Faça exercícios e durma bem para se prevenir

As pessoas sedentárias são mais vulneráveis à enxaqueca crônica. Por isso, a prática de exercícios regulares é uma forma de prevenção. Ioga, pilates e demais técnicas de relaxamento também ajudam.

Se ficar parado em excesso faz mal, o oposto também faz. É preciso descansar, pois a exaustão também pode levar a crises crônicas de enxaqueca. Nada substitui o sono da noite.

Controle o estresse para manter um bom estado emocional

As alterações emocionais também favorecem o surgimento da enxaqueca crônica. Caso a pessoa esteja muito nervosa ou depressiva, é interessante cuidar dos sintomas para se prevenir contra o problema.

Evite a luz artificial por um período muito longo

Deve-se evitar permanecer diante de ambientes com iluminação artificial ou diante de telas de celular, tablet, televisão e, especialmente, computador. Esse mau hábito pode promover ou piorar diferentes sintomas de cefaleia, como os da enxaqueca crônica.

Não comprima por muito tempo sua cabeça com certos produtos

Em alguns casos, a enxaqueca crônica surge por causa da compressão sobre o couro cabeludo com capacetes, bonés, enfeites, chapéus, óculos. Para se certificar, basta deixar de usar o acessório por alguns dias e conferir se há alívio dos sintomas.

Procure um tratamento para enxaqueca crônica

Se você já está sofrendo de enxaqueca crônica, é importante procurar um médico especializado para receber um diagnóstico mais preciso e fazer um tratamento específico.

Uma opção para a enxaqueca crônica é a Ozonioterapia. O ozônio medicinal é usado para alívio dos sintomas da enxaqueca. Ele pode ser injetado diretamente no músculo, através de auto-hemoterapia (o sangue do paciente é removido, coloca-se uma quantidade de ozônio e reinsere-se no sangue da pessoa) e outros métodos.

Sofre de enxaquecas? Deseja se prevenir contra elas? Então, aproveite para conhecer os serviços da QuantumLife!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Pessoas que nós ajudamos

Confira o que nossos pacientes tem a dizer sobre nossos tratamentos

5/5
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Precisa da ajuda da QuantumLife?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para que possamos te ajudar