A Ozonioterapia ainda é um tratamento que gera muita discussão no seio da Medicina. Alguns médicos, embora não sejam contrários à prática, não a defendem de forma transparente. Há quem acuse a terapia de pseudocientífica, sem embasamento científico suficiente para ser aplicada com segurança.
O que há de verdade em tudo isso? O que é real e o que é exagero ou falta de informação? Vamos tentar esclarecer alguns pontos sobre esse assunto para que a população tenha uma noção mais real sobre o tratamento. Venha descobrir!
Ozonioterapia é terapia espiritual?
Não. A Ozonioterapia se fundamenta no uso do ozônio medicinal como ativo para combater problemas de saúde. O ozônio é um gás formado por três moléculas de oxigênio (O3). O ozônio medicinal é a combinação de ozônio e oxigênio puro por meio de um aparelho, o gerador de ozônio.
As quantidades e as concentrações do ozônio são definidas de acordo com as necessidades do paciente e o tratamento que será ministrado.
Como a Associação Brasileira de Ozonioterapia (Aboz) deixa claro, o tratamento não é uma panaceia, ou seja, um remédio para curar todos os males. Na verdade, o ozônio medicinal não é um fármaco no sentido convencional, mas uma molécula existente na natureza e no organismo dos seres vivos.
Certo descrédito que se dá ao tratamento é porque a Ozonioterapia ainda não foi oficialmente reconhecida pela Medicina tradicional. Mas o ozônio não é nenhum elemento do mundo espiritual, nem opera cura “sobrenaturais”.
Infelizmente, alguns praticantes do tratamento, talvez para captar mais pacientes, fazem questão de conferir certa aura mística à terapia, contribuindo para que o tratamento não receba a credibilidade que merece.
Ozonioterapia tem embasamento científico?
Sim. O ozônio medicinal trabalha melhorando a oxigenação dos tecidos. A partir das hemácias, ele libera oxigênio e produz efeitos positivos sobre doenças neurológicas e cardiovasculares com baixo aporte de sangue. Os efeitos antibactericidas do ozônio também são um fato conhecido desde o século XIX.
Existem alguns artigos científicos que falam sobre os benefícios da Ozonioterapia no tratamento de certos problemas de saúde. Seguem alguns deles:
Osteoartrose
Artigo: Ozonioterapia como terapêutica integrativa no tratamento da osteoartrose: uma revisão sistemática.
Conclusão: “O uso do ozônio produz benefícios clinicamente relevantes em pacientes com osteoartrose, portanto […] representa uma alternativa terapêutica de baixo custo, e eficiente, …”.
Diabetes
Conclusão: “[…], observou-se que a Ozonioterapia apresenta resposta satisfatória em lesões diabéticas, com tempo hábil de cicatrização e ação analgésica, com a presença de mínimas reações adversas, além de possuir um custo menor comparado aos tratamentos convencionais de lesões”.
Lombociatalgia
Artigo: Ozonioterapia em lombociatalgia.
Conclusão: “A Ozonioterapia se mostrou eficaz no tratamento da lombalgia com ou sem ciatalgia, sendo associada a poucos eventos adversos”.
Diferentes doenças
Artigo: As evidências científicas da eficácia do uso da Ozonioterapia frente à legislação sanitária brasileira.
Conclusão: “Diante de todas as evidências científicas pesquisadas e sabendo que ainda
há muitos outros dados científicos que respaldam a eficácia da Ozonioterapia, fica
claro a relevância e suficiência desta terapêutica nas patologias aqui abordadas”.
Odontologia
Artigo: Ozonioterapia na odontologia.
Conclusão: “[…], podemos concluir que o uso do ozônio tem uma ampla capacidade de combater bactérias, sendo de grande importância na odontologia, pois as doenças orais são […] de origens infecciosas”.
Covid-19
Artigo: Ozonioterapia como adjuvante no tratamento de Covid-19.
Conclusão: “A terapia com ozônio pode ser potencialmente útil para infecção por SARS-CoV-2 em duas categorias terapêuticas: desinfecção de superfícies; […] uso sistêmico como composto adicional, a fim de melhorar o estado de saúde dos pacientes e reduzir a carga viral”.
Sobre Covid-19, vale também ler o artigo publicado nos EUA “A Novel Approach to Treating COVID-19 Using Nutritional and Oxidative Therapies”.
Enfim, desejamos desmistificar um pouco do que se fala sobre Ozonioterapia no Brasil. Ela não é somente mais uma terapia entre tantas outras. Também não é uma cura para todos os males. Mas, corretamente aplicada, pode ser valiosa em diferentes quadros clínicos, seja como terapia complementar ou mesmo como principal.
Se ainda tem dúvidas, aproveite para baixar nosso guia e veja como o tratamento com Ozonioterapia pode ajudar a melhorar sua saúde!