Quais os sintomas da enxaqueca crônica?

Tópicos do conteúdo a seguir

Vivemos em uma sociedade muito agitada. Diante do atual cenário, muitas pessoas sentem preocupações em excesso. O estresse, a preocupação, a predisposição genética contribuem para o surgimento de dores de cabeça persistentes, chamadas enxaquecas.

Quando a dor de cabeça permanece por mais de três meses, costuma-se falar em “enxaqueca crônica”. Não quer dizer que, durante três meses inteiros, a pessoa vá sentir ininterruptamente dores de cabeça. Mas, durante esse período, ela sente dores intensas que duram de 3 a 72 horas por 15 dias seguidos ou mais.

Infelizmente, é uma doença que por enquanto não tem cura. Mas há formas de aliviar os sintomas a partir de medicamentos e outras formas de tratamento. Neste artigo, vamos falar sobre os sintomas da enxaqueca crônica — assim, você conseguirá identificar se realmente sofre desse problema!

Quais são as causas da enxaqueca crônica?

Quando a pessoa se encontra sob uma situação de estresse, de muita pressão, o organismo reconhece isso como uma ameaça. Como resposta, as glândulas suprarrenais, situadas sobre os rins, liberam dois hormônios: adrenalina e cortisol. Eles aumentam a frequência cardíaca, o que pode gerar dor de cabeça e outros sintomas característicos da enxaqueca quando os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro sofrem contração.

Há diversos fatores que podem desencadear a enxaqueca. Estima-se, contudo, que 50% a 70% dos casos apresentam alguma relação entre as crises e os níveis de estresse do dia a dia. Há indivíduos que afirmam que as crises se iniciaram depois de uma semana de trabalho desgastante, ou seja, depois da diminuição do estresse.

Outras possíveis causas para a enxaqueca crônica são:

  •         jejum prolongado;
  •         ausência de uma rotina para o sono;
  •         ingestão de remédios para vasodilatação;
  •         alterações bruscas na temperatura;
  •         exposição a muito barulho e cheiros intensos;
  •         variação nos níveis de hormônio;
  •         tarefas intensas ou que se prolongam por muito tempo;
  •         obesidade;
  •         tabagismo;
  •         alterações orofaciais (referentes à boca e à face).

Quais são os sintomas da enxaqueca crônica?

O mais conhecido sintoma é a dor de cabeça prolongada que, muitas vezes, afeta somente um lado da cabeça. Essas dores podem ser acompanhadas por vômitos, náuseas, sensibilidade à luz, aos odores e aos sons. Outros sintomas incluem:

  •         letargia;
  •         suor excessivo;
  •         tonturas;
  •       fadiga;
  •         irritabilidade;
  •         visão embaçada;
  •         alteração na pressão arterial (hipertensão, hipotensão);
  •         aura visual, motora ou sensorial.

A enxaqueca com aura

Na enxaqueca com aura, a pessoa tem crises que são precedidas de sintomas sensitivos ou visuais. O transtorno aparece aos poucos, antes mesmo de a cabeça começar a doer. Pode durar de 5 a 60 minutos. Aproximadamente, 25% das pessoas que sofrem com enxaqueca têm aura.

A aura visual

As auras mais frequentes são as visuais. O indivíduo visualiza pequenos pontos luminosos que lembram vagalumes ou flashes que ficam piscando, sente a visão turva ou pode perder parcialmente o campo de visão.

A aura sensitiva

Outro tipo de aura é a sensitiva. Nesse caso, o paciente tem sensações de dormência ou formigamento em alguma área do corpo. Também pode apresentar dificuldades para escutar e falar, ficar tonto, ter a sensação de ruído nos ouvidos.

O correto não é esperar que os sintomas se agravem para buscar ajuda especializada. Diante desses sintomas (todos ou alguns), você deve procurar logo um médico para se certificar de que está ou não está com enxaqueca crônica. Evite a automedicação, pois o consumo inadequado de analgésicos e anti-inflamatórios pode causar muitos problemas de saúde e até piorar o quadro da enxaqueca.

Sofre com enxaqueca ou conhece alguém que padece desse problema? Já procurou orientação especializada? Deseja conhecer tratamentos seguros e complementares que vão te ajudar? Então, entre em contato conosco! Somos uma empresa que, há muitos anos, aplica terapia ortomolecular e Ozonioterapia em nossos pacientes. Converse com a gente e obtenha mais informações!

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Pessoas que nós ajudamos

Confira o que nossos pacientes tem a dizer sobre nossos tratamentos

5/5
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Precisa da ajuda da QuantumLife?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para que possamos te ajudar