depressão

4 sinais de que você está entrando em depressão

Tópicos do conteúdo a seguir

A depressão é uma grave doença que afeta pessoas em todo o mundo. No Brasil, aproximadamente 17 milhões sofrem com depressão.

Esse problema tem suas origens em mudanças nos neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, dopamina e a noradrenalina. Mas ela também se desenvolve a partir de situações como: fatores genéticos, frustrações, traumas, efeitos colaterais de remédios, abuso de substâncias.

Neste artigo, vamos mostrar alguns sinais de que você está entrando em depressão. Fique alerta e procure se tratar o quanto antes, pois sua saúde mental e emocional é um tesouro que não tem preço!

A depressão é uma doença incapacitante

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é uma das principias doenças incapacitantes do mundo.

Antes, muitos consideravam que a depressão era “doença de ricos” ou de “pessoas fracas”, mas atualmente se sabe que ela alcança pessoas de todas as idades e classes sociais. O suicídio é, muitas vezes, motivado por quadros depressivos. Por isso, convém identificar seus sintomas para procurar um diagnóstico mais preciso com algum profissional especializado.

4 sinais de depressão

Vamos começar por um sintoma muito comum e recorrentes nos quadros de depressão:

1. Profunda sensação de tristeza

A diferença da tristeza depressiva é sua intensidade e sua frequência. Se ela permanecer por mais de 15 dias sucessivos, esse estado melancólico pode ser diagnosticado.

Antes, contudo, é necessário verificar a origem da melancolia. Uma conversa franca com pessoas de confiança ajuda a encontrar uma explicação. De qualquer modo, o diagnóstico e o suporte psicológico são fundamentais.

Alterações de humor também são sinais de depressão. É o que ocorre quando as pessoas facilmente se irritam e reagem de forma agressiva, verbal ou fisicamente.

depressão

2. Isolamento social

Se você começa a perder o interesse em participar de reuniões familiares, de atividades sociais, de se encontrar com amigos íntimos e até de conversar com as pessoas dentro de casa, isso é sinal vermelho! O desejo de levar uma vida mais solitária e a vida social muito limitada podem ser indícios de um quadro depressivo.

Pouco a pouco, você pode ir se afastando de todos até chegar ao ponto de não mais querer sair de casa — e, às vezes, não sair nem do quarto. Não é incomum uma pessoa depressiva querer ficar deitada o tempo todo.

3. Falta de concentração e dificuldades de tomar decisão

Outro sinal de depressão é a dificuldade de se concentrar em algo, de manter o foco. É comum que os pensamentos fiquem confusos, misturados, o que torna difícil tomar decisões.

A pessoa acha que cumprir suas obrigações e/ou tarefas de rotina é uma carga pesada, sobre-humana. Assim, ela vai deixando tudo para depois e pode acontecer de não mais conseguir dar conta delas. Uma das consequências disso é o abandono dos estudos ou do trabalho, ou de ambos. Naturalmente, isso gera ainda mais desânimo.

4. Sentimento de culpa e perda de autoestima

Um depressivo sente-se muito pequeno, menos importante que os outros — às vezes, insignificante. Ele pode se sentir inútil, incapaz de fazer as menores coisas.

Aparece a sensação de vazio, de que a vida não tem sentido, de que ele nada mais é que um peso na vida de seus pais ou outros familiares. Também se culpa quando as coisas dão errado nas pessoas que são próximas dele.

Por outro lado, ele pode agir de forma oposta também, acusando os outros pelo seu fracasso ou se sentindo superior a todos (é uma forma de compensar o sentimento de inferioridade que alimenta sobre si mesmo). Esse sentimento de superioridade é facilmente derrubado diante das dificuldades e dos desafios da vida. E suas acusações injustas tendem a gerar o arrependimento e um remorso profundo.

Há, na verdade, muitos sinais de que a pessoa pode estar com depressão. O diagnóstico é positivo quando a pessoa apresenta, pelo menos, cinco desses indícios simultaneamente — assim pensam alguns especialistas.

Gostou do post? Já sofreu de depressão ou conhece alguém próximo que sofreu dessa doença? Veja como podemos ajudar você a melhorar a sua saúde mental. Conheça melhor nossos serviços!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Pessoas que nós ajudamos

Confira o que nossos pacientes tem a dizer sobre nossos tratamentos

5/5
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Precisa da ajuda da QuantumLife?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para que possamos te ajudar