Campanha Junho Laranja: saiba mais sobre leucemia e anemia

Tópicos do conteúdo a seguir

Junho Laranja: um mês todinho dedicado à conscientização acerca dos cuidados que precisamos ter com a saúde do sangue, além de reforçar a importância da doação de sangue e medula óssea, que pode ser muito maior se as pessoas forem bem orientadas.

Saiba mais sobre as doenças que rodeiam esta campanha, anemia e leucemia.

Anemia e leucemia: entenda as diferenças

Quando os glóbulos vermelhos do sangue diminuem, significa que há algo de errado com nosso organismo. Essa baixa concentração das células vermelhas configura a anemia.

Os sintomas mais comuns são fadiga, falta der ar, dor de cabeça e vários outros. O diagnóstico geralmente é feito com base em avaliação clínica e exames laboratoriais.

A leucemia, ou câncer de sangue, é um dos tumores malignos que mais acomete pessoas no mundo. Neste caso, os glóbulos brancos (leucócitos) são afetados e passam a se multiplicar de forma anormal.

Dentre os sintomas, estão: febre sem origem conhecida, perda de peso, sangramentos e hematomas, petéquias, entre outros. A doença é diagnosticada através de exames laboratoriais e clínicos.

A anemia não pode virar leucemia, mas o que as duas doenças têm em comum é que afetam o sangue dos pacientes, que em muitos casos necessitam de transfusão e, nos casos de leucemia, transplante de medula óssea.

Seja um doador de sangue e medula óssea

Ser um doador não fará com que você tenha nenhum malefício e ainda pode salvar a vida de centenas de pessoas. Tanto para ser doador de sangue, quanto medula, os critérios são simples. Confira.

Para doar sangue: precisa ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Além disso, é necessário apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Particularidades serão avaliadas individualmente.

Para doar medula óssea: para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. É realizada a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.

Além disso, as seguintes regras devem ser seguidas:

  • Ter entre 18 e 55 anos de idade;
  • Estar em bom estado de saúde;
  • Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite);
  • Não apresentar história de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune (como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

Se você está em perfeitas condições de saúde, é um candidato ideal a doador e o seu gesto pode fazer a diferença na vida de alguém.

Mas, se conhece alguém que está enfrentado a luta contra a leucemia ou está anêmico e precisa melhorar as suas condições de saúde, saiba que a Quantum pode ajudar.

Através de nossos tratamentos, podemos ajudar o paciente a viver melhor e de forma plena. Quer saber mais? Entre em contato conosco e agende sua consulta inicial gratuita, clique aqui e confira!

E se você é da região de São Paulo, conheça a QuantumHome! Oferecemos tratamentos de ozonioterapia no local que você preferir. Possuímos equipamentos de alta tecnologia e profissionais extremamente capacitados que levam o atendimento até você.

Ficou interessado? Clique aqui.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Pessoas que nós ajudamos

Confira o que nossos pacientes tem a dizer sobre nossos tratamentos

5/5
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Precisa da ajuda da QuantumLife?

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para que possamos te ajudar