A busca pela saúde e pela beleza é uma realidade que existe há centenas de anos. Desde as civilizações mais antigas, as pessoas procuram formas de melhorar a saúde, de combater enfermidades e reforçar aspectos estéticos.
As pesquisas científicas vêm mostrando boas soluções para diferentes problemas nessas áreas. A terapia ortomolecular é uma opção incrível nesse sentido! Neste post, vamos mostrar em que consiste essa terapia e quais são os exames que podem ser solicitados. Confira!
O que é terapia ortomolecular?
A terapia ortomolecular é cada vez mais procurada pelas pessoas por diferentes razões. Ela faz parte do que se convencionou chamar de “Medicina Integrativa”, que defende a ideia de que muitas doenças são provocadas por desequilíbrios no organismo, principalmente hormonais e metabólicos.
Para que o tratamento seja bem sucedido, é necessário verificar quais são os nutrientes que estão escassos no organismo e que devem ser repostos. A partir desse conhecimento, o profissional saberá quais são os elementos necessários para garantir o equilíbrio celular.
Muitas pessoas recorrem à terapia ortomolecular com a finalidade de perder peso e retardar o envelhecimento, ou seja, por questões estéticas. Mas ela também ajuda a tratar doenças como dores crônicas, anemia, obesidade, diabetes e mesmo síndromes metabólicas associadas a problemas do coração.
Quais exames podem ser solicitados?
O médico nutrólogo solicita exames conforme a condição e o problema do paciente. Na primeira consulta, o médico procura conhecer todo o histórico da pessoa.
Ele pode ainda fazer um exame físico e pedir que o paciente responda um questionário para obter informações relevantes. Entre os exames que podem ser solicitados, estão:
Mineralograma capilar
Esse exame utiliza um fio de cabelo porque todos os metais e minerais que há no corpo humano podem ser encontrados no cabelo. A análise em laboratório identifica se existem elementos tóxicos e quais seus níveis no organismo. Essas substâncias podem alimentar reações prejudiciais ao organismo.
Não se trata de um exame para diagnosticar doenças. Ele somente revela os nutrientes em falta, ajudando o médico a conduzir com mais segurança o tratamento.
Exames laboratoriais
Na terapia ortomolecular, é comum solicitar exames de urina, sangue e fezes. Eles permitem identificar diferentes patologias e condições que podem requerer cuidados também de médicos de outras especialidades.
O exame de sangue passa informações sobre a quantidade de nutrientes apenas no momento do exame. Por isso, exames complementares, como o mineralograma capilar, são importantes para identificar mais a fundo as substâncias que estão circulando em nosso sangue, inclusive metais pesados.
Exames de imagem
São solicitados se o profissional de saúde achar necessário. Os mais pedidos são:
- Raio X;
- Tomografia;
- Ressonância magnética;
- Ultrassonografia.
Estresse oxidativo
O estresse oxidativo é resultado do corpo desgastado por causa de uma vida muita corrida. O exame é feito através de uma gota de sangue e também procura pelos radicais livres, que são responsáveis por envelhecimento precoce e outros problemas quando estão em excesso.
O período de tratamento da terapia ortomolecular varia conforme o problema e sua gravidade. Os desequilíbrios resultantes de muitos anos de vida não podem ser corrigidos do dia para a noite. Além disso, se o paciente não mudar seus hábitos de vida, outros problemas tendem a aparecer.
Como anda sua saúde? Deseja conhecer mais sobre terapia ortomolecular? Aproveite para conhecer melhor os serviços que nossa clínica oferece nessa área!