A prática ortomolecular tem como objetivo regular o organismo. Isso pode ser feito de diversas formas, como por meio de tratamentos estéticos e uma boa alimentação. O consumo de alimentos antioxidantes, suplementos e vitaminas contribui para o tratamento de doenças e evitar processos inflamatórios.
Isso promove a liberação de toxinas e permite que o corpo funcione de maneira mais eficiente. Como uma de nossas missões é promover a saúde, criamos esse conteúdo para que você possa entender mais sobre o processo de desintoxicação através da prática ortomolecular. Confira!
Saiba o que é a prática ortomolecular
A medicina ortomolecular começou a ser difundida a partir dos estudos de Linus Pauling. Para esse químico renomado, muitas disfunções do organismo se dariam pela falta de nutrientes ou desequilíbrio no seu consumo. Dessa forma, bastaria regular essas funções para que uma série de doenças e síndromes fossem tratadas.
Contudo, embora seus estudos tenham se iniciado por volta de 1940, apenas em 1968 foi publicado o primeiro artigo contendo a expressão ortomolecular, que era fundamentado em uma prática baseada na regulação das moléculas.
Para Pauling, a prática ortomolecular aparece como um meio de garantir a regulação do organismo a partir da eliminação do excesso de radicais livres, que causam alterações significativas no funcionamento do organismo.
Descubra como essa técnica promove a desintoxicação do organismo
O principal objetivo da prática ortomolecular é promover o equilíbrio do organismo através do combate ao excesso de radicais livres que interferem no seu funcionamento e causam disfunções.
Esses radicais são moléculas liberadas após os processos metabólicos, e aumentam muito em decorrência do consumo de álcool, alimentos ruins, uso de medicamentos e até mesmo excesso de sol. Quando isso acontece, acabam reagindo com as células saudáveis e causando processos inflamatórios que resultam em doenças e disfunções como câncer, envelhecimento precoce, fadiga crônica, Alzheimer e Parkinson, por exemplo.
Para mitigar esse processo, a técnica se baseia na ingestão de alimentos ricos em vitaminas, ácidos graxos e nutrientes com propriedades antioxidantes.
Entenda um pouco melhor como essa prática funciona
Após uma avaliação minuciosa o profissional faz um mapeamento das necessidades do paciente e traça um plano com foco em promover a regulação química das suas funções.
Ao utilizar alimentos com menos ativos intoxicantes e com propriedades funcionais, o corpo reduz a liberação de radicais livres e começa a funcionar de maneira mais limpa eficiente, o que promove a desintoxicação e a melhora da disposição física, sintomas de doenças e ainda contribui para o equilíbrio emocional.
A prática ortomolecular trabalha de forma preventiva e tem como foco encontrar e corrigir pontos de desequilíbrio nas funções moleculares antes que as moléstias se instalem. Contudo, também é uma ferramenta valiosa para ajudar no tratamento de doenças. Portanto, se você está buscando uma melhora na sua qualidade de vida, pode começar cuidando da alimentação. Portanto, não perca mais tempo e consulte um profissional qualificado.
Agora que você já sabe mais sobre os benefícios da prática ortomolecular, está na hora de começar a cuidar melhor da sua saúde. Portanto, para saber mais sobre o assunto e tirar todas as suas dúvidas, entre em contato com a gente e agende agora mesmo uma avaliação!